OVERTHINKING
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlBp4FfmVKrtWw8TznIX3Bxhyphenhyphen4Mci9iu5FIaEzMyHUYDHQbR4C5WzzNx9AMFiiKtJ_bfaPUlSb1_22R7QK7ch6j1wCdZZxXAMiv1H7n3LeMn_osB3xdeoMB3q0Y9hXNspvpYDZY8bth1U/s320/shutterstock-334063310b.jpg)
Já ouviram falar em overthinking? Em linhas gerais, é quando a pessoa é tomada por pensamentos angustiantes, que não passam. Querem saber como acabar com ele?
Overthinking, é outra palavra em inglês que surge para definir uma situação cada vez mais comum no dia a dia de muita gente. Se convives com pensamentos que causam angústia e nervosismo, pensamentos persistentes que parecem não ceder, possivelmente estás sob os efeitos do overthinking. Não se trata de uma preocupação normal, mas de algo que parece bloquear a mente da pessoa, com medos e inquietações que resultam ser inúteis. Obviamente, o costume de pensar não é nada negativo. Mas, feito de forma obsessiva e desordenada, só serve para desencadear stress e aumentar o receio de fracassar.
Seria possível ficar livre de algo assim? O primeiro passo é entender o quão importante é impor uma ordenação às ideias e pensamentos, a fim de evitar um fluxo bloqueante e os possíveis sintomas psicológicos derivados desse descontrole. Como bloquear o pensamento excessivo?
Segue este passo a passo para começar a colocar um pouco de ordem no teu funcionamento mental: 1) Reconhece o overthinking
É importante saberes reconhecer quando uma cadeia de pensamentos inúteis estão a tomar o controlo. Quando estás ansioso ou stressado, trata de te concentrares nas tuas reações. Tens ideias obsessivas? Não páras de pensar em hipóteses sobre o que poderá (ou não) acontecer? Esta sequência de pensamentos tem algum efeito positivo ou serve apenas para piorar a situação?
2) Dá um basta
Normalmente, quem é vítima do overthinking tem a necessidade de controlar tudo o que está acontecendo. Neste sentido, é fundamental aceitar que, mesmo com uma capacidade analítica afiada, haverá vários elementos da sua vida que escaparão a seu controle. Por isso, esforçares te tanto para tentar prever o futuro é uma perda de tempo.
3) Pensa positivo
Quem pensa de forma obsessiva em determinada situação ou sucessão de acontecimentos, rapidamente é invadido por um medo a falhar, e o impacto disso não é nada positivo. Trata de mudar a tua perspectiva e ver as coisas por um prisma mais positivo, já que a negatividade, além de bloquear os pensamentos, impede ações.
4) Procura o distanciamento
Este passo é fundamental para romper o ciclo dos pensamentos angustiantes. Pergunta te o foco do teu pensamento realmente é vital para ti nos próximos dias, semanas ou anos. Distanciar da situação muda a sua perspectiva, permite analisar os problemas como se fosses outra pessoa. É o que permitirá pensares menos, e com mais lucidez.
5) Limita o tempo
Se é impossível deixar de pensar em determinado problema ou situação, trata de limitar o tempo que dedicas a esse tipo de reflexão. Tu podes fazê-lo enquanto realizas as tarefas domésticas, por exemplo, enquanto vai no autocarro, ou aproveitares para escrever tudo aquilo que é fonte de preocupação, trasladando para o papel o teu desabafo.
6) Sai da inércia
Manteres te ocupado é fundamental para romper o ciclo do overthinking. Por isso, pratica desporto, um hobby, faz meditação e reserva tempo para as atividades que são prazerosas para ti. Tudo isto vai ajudar te a mudar o foco do teu pensamento para coisas mais positivas.
Comentários
Enviar um comentário